O mercado de peças automotivas é sempre muito procurado, mas isso não significa que a alta demanda diminua os custos de vendas dos produtos.
Dentre as peças-chave dos carros está a embreagem. Essa peça é responsável por interromper a comunicação entre as rodas e o motor, para que o condutor possa realizar a troca de marchas, uma vez que não se pode fazer essa ação com o carro em movimento. Além disso, também transmite a energia do motor para a caixa de câmbio.
Por ser uma peça essencial para o funcionamento dos veículos automotores, a embreagem tem um preço elevado no mercado. Um kit de embreagem pode custar de R$ 250 a R$ 1000 reais, a depender do modelo do veículo.
Além disso, ainda tem o custo de instalação das peças, o que deixa o valor ainda mais elevado.
Funcionamento e peças que compõem a embreagem
Você sabe quais peças compõem o kit de embreagem?
A embreagem é um sistema vital para o carro e como um sistema não se restringe a apenas uma peça.
Esse kit de embreagem é composto por peças conhecidas como platô, disco e rolamento. E, para um bom funcionamento, todas as peças desse kit devem estar funcionando em perfeito estado.
Platô
Essa peça é responsável por fazer com que o veículo automotor saia da inércia de maneira suave, sem os “solavancos”.
O platô é composto pela carcaça da embreagem, mola membrana e placa de pressão, estando vinculado diretamente ao volante do carro. Essa peça específica tem a função de empurrar o disco de embreagem, que leva a força do motor para as rodas do veículo.
Rolamento
Também conhecido como “colar”, o rolamento é o componente do kit de embreagem responsável por impulsionar ou empurrar o platô.
Disco
Essa é a principal peça do kit de embreagem, é o disco que faz a mágica acontecer. É através do disco onde ocorre a ligação precisa entre a caixa de câmbio e o motor. Sua função é permitir que a troca de marchas aconteça.
Além disso, é o disco de embreagem que garante o atrito entre os componentes, para o pleno funcionamento de todo o kit de embreagem.
O uso da embreagem
O uso da embreagem começa antes mesmo de o motorista ligar o carro, segurar a embreagem e o freio é uma regra básica, que todos os condutores recebem na autoescola. Além disso, é sempre interessante conferir o câmbio do veículo, a marcha sempre deve estar em modo neutro, ou no velho e bom conhecido “ponto morto”.
Para acionar a primeira marcha e realizar a arrancada do veículo, a embreagem deve estar acionada, assim como em todos os movimentos para a troca de marchas do veículo automotor.
Uma vez que a embreagem está engatada, é só escolher a marcha na qual você gostaria de comandar no câmbio de seu carro.
Cuidados para a sustentabilidade do kit de embreagem do veículo
Depois de vermos aqui a importância da embreagem para o funcionamento dos veículos automotores, está na hora de falarmos um pouco mais sobre a sua conservação.
A sustentabilidade do kit de embreagem é vital para o bom funcionamento do veículo, sendo assim, vamos deixar aqui algumas dicas para aproveitar ao máximo todo o potencial e tempo de vida desse conjunto de peças.
1. Nunca esqueça o pé no pedal que aciona a embreagem
É comum para muitos motoristas a prática de “descansar o pé da embreagem” enquanto o carro está em movimento, o que nem sempre fica evidente é que essa ação desgasta, em muito, o disco do equipamento.
Nos casos em que o condutor estiver preso em meio ao trânsito, como em engarrafamentos, o ideal é estar com o carro em ponto morto, mantendo o pé no freio, isso garante que a embreagem não seja forçada excessivamente.
2. Evite controlar o veiculo utilizando a embreagem
Tenha sempre o cuidado de controlar o carro utilizando o freio de serviço ou o freio de mão, utilizar a embreagem para tanto, força o disco e, consequentemente, as demais peças que compõem a embreagem.
3. Fique atento à sincronização para acionar o câmbio do carro
Respeitar a ordem da troca de marchas é essencial para a sustentabilidade da embreagem, tendo em vista que essa é a principal função desse equipamento. Estar alerta aos devidos movimentos de troca de marcha, bem como a velocidade do veículo garante maior autonomia do conjunto de peças.
E não esqueça de sincronizar o acelerador e a embreagem na hora de arrancar o carro.
Quando trocar as peças da embreagem
Conforme vimos até o momento, a durabilidade da embreagem depende diretamente das boas práticas do condutor do veículo.
No entanto, alguns aspectos devem ser constantemente observados. O comportamento do pedal, por exemplo, quando estiver com aspectos diferentes do habitual pode estar dando indícios de algum problema no equipamento. Além desse aspecto, também esteja atento a qualquer ruído que ocorra enquanto você estiver utilizando a embreagem. A qualquer sinal, conduza o seu veículo a um especialista imediatamente.